Grupo de divulgação de novas tecnologias, trocas de conhecimento e comercialização de produtos.
Venda de arduinos e shields com envio ou retirada em mãos em Porto Alegre.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Shield WiFi

        O Shield WiFi permite que uma placa arduino se conecte à internet sem fio, usando a especificação HDG104 802.11 b/g. 
        Sua estrutura foi construída para que seus pinos se mantivessem na mesma posição dos outros, possibilitando que se empilhe outros Shield's. Ele  pode se conectar a redes sem fio que operam de acordo com as especificações 802.11b e 802.11g. Há um slot de cartão micro-SD a bordo, que pode ser usado para armazenar arquivos fora da rede. 
       
        Seu conector Mini-USB não é feito para a programação do arduino conectado, e sim para que seja feita a atualização do Atmega 32u.      


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Shield Ethernet

      O Shield Ethernet, conecta seu arduino à rede de internet utilizando o cabo com conector RJ45, sua velocidade de conexão varia de 10/100 Mbps e suporta até quatro conexões de soquete simultâneos.

      O Ethernet é baseado no chip Wiznet W5100, com buffer interno de 16K, que fornece um IP de rede dos tipos TCP e UDP. Seu design foi criado para que sua pinagem permanecesse intacta o que possibilita empilhar outros Shield's. Há um slot para cartão mini-SD a bordo, que pode ser usado para armazenar arquivos fora da rede.
      


      

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Shield GSM para arduino.

       O Shield GSM é composto por um rádio modem M10 feito pelo Quectel, tornando possível a comunicação do arduino com a internet, fazer/ receber chamadas e enviar/ receber mensagens. Basta apenas inserir um cartão SIM com cobertura GPRS.

      O M10 é um modem GSM Quad-band/ GPRS que funciona em frequências GSM 850MHz, GSM 900MHz, DCS 1800MHz e PCS 1900MHz. Ele suporta os protocolos TCP/UDP e HTTP através de uma conexão GPRS, sua velocidade máxima é de 85,6 Kbps.   
   A biblioteca de código para GSM possui em grande números de métodos para a comunicação do Arduino com o Shield, utilizando os pinos de Tx e Rx do arduino.

      Dependendo da aplicação, deve-se instalar alto-falantes e microfone ou outros periféricos.




sábado, 22 de fevereiro de 2014

Comunicação sem fio, Shield Xbee

             O shield Xbee permite que uma placa Arduino comunique-se, sem fios, com Zigbee. Este shield baseia-se no módulo de Xbee MaxStream. O módulo pode comunicar até 100 metros em ambientes internos ou 300 pés ao ar livre. Ele pode ser utilizado para substituir uma comunicação serial/ usb ou você pode colocá-lo em um modo de comando e configurá-lo para uma variedade de transmissões e opções de rede.
            O Xbee tem dois jumpers e estes determinam como a comunicação serial do Xbee conecta à comunicação serial entre o microcontrolador (ATmega8 ou ATmega168) e chip de FTDI USB-to -serial na placa Arduino.Com o jumper na posição Xbee, o pino DOUT do módulo Xbee está ligado ao pino RX do microcontrolador. Note-se que os pinos de RX e TX do microcontrolador ainda estão ligados aos pinos de TX e RX (respectivamente) do chip FTDI - os dados enviados a partir do microcontrolador serão transmitidos para o computador via USB, bem como enviados sem fios pelo módulo Xbee. O microcontrolador, no entanto, apenas será capaz de receber dados a partir do módulo Xbee, não por USB a partir do computador.            Com o jumper na posição USB, o pino DOUT está ligado ao pino de RX do chip FTDI. Isso significa que o módulo Xbee pode se comunicar diretamente com o computador - no entanto, isso só funciona se o microcontrolador foi removido da placa Arduino. Se o microcontrolador é deixado na placa Arduino, apenas será possível a comunicação com o computador via USB, mas nem o computador nem o microcontrolador será capaz de se comunicar com o módulo Xbee.

Maiores informações acesse:http://arduino.cc/en/Main/ArduinoXbeeShield



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O GROVE

                      O GROVE - Starter Kit do GROVE System, é um grupo modular, seguro e fácil de usar com itens que permitem minimizar o esforço necessário para começar a trabalhar com a experimentação e aprendizagem baseada em microcontrolador. Embora existam muitas opções disponíveis para ambientes de desenvolvimento microcontrolador, o sistema de Grove vai funcionar muito bem com a placa Arduino ou Seeeduino.

Maiores informações acesse:http://www.seeedstudio.com/wiki/index.php?title=Main_Page#Grove



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

TinyDuino, um microcontrolador do tamanho de uma moeda.


        TinyDuino é uma plataforma totalmente compatível com as placas da família Arduino e com seus shields de expansão. Comparando com o Arduino Uo, que tem o tamanho aproximado ao de um cartão de crédito, o TinyDuino tem dimensões póximas a de uma moeda. 

        A linha TinyDuino foi projetado em torno de três elementos principais: tamanho, baixo custo e expansibilidade. A idéia é ampliar a utilidade dos Arduinos para toda uma série de aplicações que simplesmente não são possíveis com a placas maiores. Cada módulo na família TinyDuino foi otimizado para incluir apenas os circuitos fundamentais para a sua função específica para manter o menor tamanho possível no melhor preço possível. 
        A placa principal TinyDuino inclui um processador de núcleo, no entanto, conexões USB e de alimentação foram transferidas para as TinyShields. Assim, por exemplo, se você tem um projeto que não precisa de alimentação DC acima de 5 volts, você não precisa incluir o Power TinyShield, poupando-lhe dinheiro e mantendo o tamanho reduzido do projeto. Ou, se você não precisa de USB em seu projeto, você só necessitará de um TinyShield USB que você pode usar para programar suas placas.     

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Algorítimo capaz de distinguir objetos automaticamente

        Veículos, pessoas e animais são alguns dos elementos que podem ser identificados sem intervenção humana pelo novo mecanismo       
        Pesquisadores da universidade de Brigham Young (BYU) conseguiram eliminar a necessidade de intervenção humana na parte de identificação de objetos em imagens e videos, criando um algoritmo capaz de faze-lo de forma completamente autônoma. De acordo com Day-Jye Lee, professor de engenharia elétrica e informática, e chefe da pesquisa responsável por desenvolver o tal mecanismo, o algoritmo é capaz de selecionar os elementos “mais importantes” de cada cena analisada.

         “Na maioria dos casos, pessoas ficam encarregadas de decidir o que deve ser priorizado e, somente então, um algoritmo é escrito. Com este novo algoritmo, o computador decide quais elementos são importantes em um conjunto de imagens”, explicou o professor.
         Lee compara a idéia de ensinar uma criança a diferença entre cães e gatos. Em vez de tentar explicar a diferença , vamos mostrar as crianças as imagens dos animais e eles aprendem por conta própria a distinguir os dois. O algorítimo  de reconhecimento de objetos de Lee faz a mesma coisa: em vez de dizer ao computador o que olhar para distinguir entre dois objetos , ele simplesmente o alimentá com um conjunto de imagens e o algorítimo aprende por conta própria.

          O estudo, publicado pelo periódico Pattern Recognition, mostra que este sistema possui um desempenho melhor quando comparado a algoritmos que executam tarefas semelhantes (a precisão das identificações ficou em 100%; outros projetos atingiram marcas que variaram de 95 a 98%).