Grupo de divulgação de novas tecnologias, trocas de conhecimento e comercialização de produtos.
Venda de arduinos e shields com envio ou retirada em mãos em Porto Alegre.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Exército de Micro-robôs

           Cientistas da SRI internacional desenvolveram uma tecnologia inspirada em insetos. 





       Imagine ser capaz de aproveitar o poder de um exército de formigas para montar produtos em grande escala com rapidez e precisão. 
         Para o controle dos micro-robôs a empresa utiliza a tecnologia patenteada  DM3 (Diamagnetic Micro Manipulation) que utiliza placas de circuito impresso. Como os robôs são construídos a partir de simples imãs, sua propulsão é eletromagnética e apesar de seu tamanho, os robôs possuem velocidade impressionante de 19 movimentos por segundo, o equivalente a 35 cm por segundo. 




       

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Indicador da direção do vento

           Utilizando a biblioteca Onformative’s YahooWeather este projeto cria uma maneira mais interessante de saber a direção do vento em algumas cidades.
           Através de um servo motor, o arduino controla uma pequena biruta ilustrativa que muda sua posição de acordo com a direção do vento na cidade que se deseja, e sua posição é atualizada a cada 10 segundos.
A rosa de ventos e o motor foram orientados com uma bússola para que se possa obter com precisão a direção do vento.  


                  
                  


terça-feira, 15 de abril de 2014

Sensor de posicionamento espacial AHRS

    O AHRS é um sensor criado para substituir os sensores mecânicos tradicionais, proporcionando maior confiabilidade e precisão.
    Estes sensores são construídos no estado sólido ou com sistemas microeletromecânicos (MEMS), possuindo giroscópio, acelerômetros e  magnetrômetros nos três eixos. Sua principal diferença entre sensores inerciais (IMU) e um AHRS é a adição de um sistema de processamento on-board, que converte a posição ou direção em graus e os dados de altitude em unidades padrão, como metros ou pés.   



segunda-feira, 14 de abril de 2014

Touchless 3D

           Desenvolvido por Jean Noël Lefebvre, o controle tridimensional utiliza a variação da capacitância como forma de sinal. 
          Criando uma espécie de "almofada 3D" formada por campo elétrico, qualquer objeto que altere este campo resulta em um comando que pode ser interpretado como deslocamento nos três eixos, aproximação/ afastamento, deslocamento horizontal e vertical. 



quinta-feira, 10 de abril de 2014

Shield Ultra-Sônico

                            O sensor ultra-sônico pode ser utilizado para medir distâncias de objetos.

             A placa possui um emissor e um receptor ultra-sônico, e seu funcionamento para medir distâncias consiste em emitir um pulso de som e cronometrar o tempo de retorno do mesmo, utilizando uma fórmula simples (1) conseguimos saber a distância correta.

Nota: Para a medição da velocidade o método consiste em, gerar o pulso de som  e medir a variação da frequência, pois dependendo de como o objeto se move a frequência do som se altera (efeito doppler). Este método funciona para sensores que conseguem medir a frequência.

(1)