Grupo de divulgação de novas tecnologias, trocas de conhecimento e comercialização de produtos.
Venda de arduinos e shields com envio ou retirada em mãos em Porto Alegre.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Led de 150W ??

      Isso mesmo, engenheiros chineses conseguiram criar um led capaz de produzir 150 Watts de luz.
 Atualmente cada led é capaz de produzir algo em torno de 10W, o que significa que as "lâmpadas" mais potentes são formadas pela junção de vários chips led's.
     O que os engenheiros fizeram foi montar diversos chips sobre a mesma pastilha ao invés de separar estes chips, criando assim um super led, porém a dificuldade encontrada foi fazer a refrigeração do SuperLed que poderia chegar a mais de 100°C. A solução encontrada foi fazer um sistema de refrigeração através de liquido ativo.
      Segundo Yong Cai e seus colegas da Academia Chinesa de Ciências, esta tecnologia é suficiente para tornar o led uma opção para iluminação de áreas públicas e grandes estruturas.




quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Memória multinível

      Ainda em fase de desenvolvimento, a memória multi-nível promete revolucionar a eletrônica.

     Pesquisadores irlandeses estão desenvolvendo um memória capaz de armazenar bits em multiníveis,  esta inovação "promete" melhorar a comunicação entre processadores e memórias.
      Ao invés de armazenar apenas um bit por célula, esta memória consegue armazenar múltiplos bits em uma mesma célula de memória, é como se  o processador e a memória conseguissem conversar por palavra e não por letras. Por conseguir armazenar mais informação em apenas uma célula, o tempo de leitura da informação pelo processador será menor do que se fosse ler célula por célula, o que resultaria em aumento da velocidade de resposta.

        O princípio usado é o da memória resistiva, um tipo de memristo que promete coisas como sinapses artificiais e computadores que imitam o funcionamento do cérebro.
      Por operar com diferentes resistências quanto a passagem de cargas elétricas, a memórias resistiva permite o ajuste arbitrário de níveis dentro de cada célula e cada bit pode ser armazenado nesses níveis.